Maria Rita Caminhos Culturais
Maria Rita Caminhos Culturais
Viagens
Reflexões Turísticas
Conecte-se

Cáucaso: Armênia, Georgia, Azerbaijan

1º Dia – Origem/ São Paulo/Paris
Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos  para embarque com destino a Paris. Pernoite a bordo.

2º Dia – Paris / Yerevan
Chegada e reapresentação para embarque com destino a Yerevan. Chegada, recepção e traslado ao hotel. Hospedagem em regime de café da manhã. Restante do dia livre para descanso.

3º Dia –Yerevan
Manhã livre. À tarde, visita por esta lendária cidade, possuidora de uma história milenar. Seguiremos para o precioso centro histórico, que mescla harmoniosamente o antigo e o novo. Veremos a Praça da República com os principais edifícios governamentais e sua graciosa fonte que apresenta todas as noites um espetáculo de luzes e música contracenando com suas águas dançantes. Visita ao Museu Nacional de História, onde dentre diversos itens, é possível ver um sapato de couro de 5.500 anos, encontrado em uma das cavernas da região de Vayots Dzor e considerado um dos sapatos mais antigos do mundo.

Apreciaremos a fabulosa Cascatas de Yerevan – é um espetáculo à parte, com suas várias esculturas, terraços, fontes, estátuas, galeria de arte, belos jardins e na rua ao lado, há uma área de lazer com bons restaurantes, cafés e mesas nas calçadas arborizadas e floridas. Na sequência, conheceremos a Fortaleza das Pequenas Andorinhas- Tsitsernakaberd, um memorial dedicado às vítimas do genocídio armênio em 1915. Retorno ao hotel.

4º Dia – Yerevan/ Gghard /Garni/ Yerevan
Após o café da manhã, seguiremos em direção ao Monastério Gueghard, é uma construção única do século VII, por estar incrustada na montanha e rodeada por rochedos. Após admirarmos esta maravilha, chegaremos ao Templo de Garní, construído entre montanhas no século I, é um dos poucos templos pagãos da Armênia.
O templo de estilo helenístico, é uma surpreendente viagem no tempo que se destaca pelos seus banhos romanos e seus mosaicos. O local possui uma acústica estupenda, onde são realizados pequenos concertos vocais de música medieval armênia, o qual iremos apreciar. Após almoço em restaurante local, retorno ao hotel em Yerevan. Restante do dia livre.

5º Dia – Yerevan – Echmiadzin/ Zvartnots/ Yerevan
Saída para visita a Echmiadzin, considerada o centro espiritual dos armênios e local da primeira igreja cristã do mundo, datada de 303 d.C.
Em seguida, saída em direção às ruínas da Catedral de Zvartnots, datada do século VII e declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, sendo uma das obras mais extraordinárias da arquitetura eclesiástica. Almoço em restaurante local.
Retorno a Yerevan e visita ao Instituto Matenadaran, que abriga cerca de 14.000 manuscritos valiosos desde o século V. Na sequência, visita ao mercado Vernisaj.
Tempo livre para passear por este pitoresco mercado ou para compras. Regresso ao hotel e acomodação.

6º Dia – Yerevan/ Haghpat/ Tbilisi
Saída em direção a Tbilisi, na Geórgia. Antes, atravessaremos a bonita e verdejante região de Lori, uma das dez províncias da Armênia. Chegaremos a Haghpat e visitaremos o seu monastério medieval, uma joia da arquitetura armênia, construído entre os séculos XI e XIII, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Almoço durante nosso trajeto e continuação para Sadakhlo, após as formalidades da fronteira, troca de ônibus e guia, prosseguimento para Tbilisi. Chegada e hospedagem em regime de café da manhã.

7º Dia – Tbilisi
Saída para visita à Tbilisi, onde cultura, tradição, exuberante natureza e diferentes religiões se misturam de forma harmoniosa. Além de histórica, Tbilisi é também uma cidade moderna que abriga famosos museus, teatros, galerias de arte e igrejas por entre charmosas ruas estreitas. Passeio a pé por Tbilisi incluindo o Metekhi, de onde se pode apreciar uma magnífica vista panorâmica de toda a cidade. Continuação da visita passando pela magnífica fortaleza de Narikala, pelo distrito Abanotubani, pela Catedral Sioni e pela Basílica Anchiskhati com sua bela torre. Visita também ao Janashia Museu Estadual de História e curto passeio a pé ao longo da Avenida Rustaveli. Continuação à casa-museu de Elene Akhvlediani, representa um típico interior georgiano, onde os visitantes podem encontrar as obras pictóricas e gráficas do artista, desenhos teatrais, figurinos, ilustrações de livros, materiais fotográficos, arquivos pessoais, exposições úteis de arte e obras de vários artistas. Veremos a apresentação de m trio clássico, apreciando um aperitivo, na casa do pintor, que costumava ser o ponto de encontro favorito das figuras públicas e da aristocracia da Geórgia.

8º Dia –Tbilisi/ Tsinanali/ Signagi/ Tbilisi

Hoje exploraremos Kakheti, parte mais fértil da Geórgia que faz fronteira com a Grande Cordilheira do Cáucaso a partir do norte do Vale Alazani, cujos picos são mais de 3.000 m. Esta região é conhecida como o berço da viticultura e da vinificação. O alcance da terra, o sol escaldante e o trabalho duro desenvolveram cerca de 500 variedades de videiras na Geórgia. A história, cultura e estilo de vida dos georgianos estão incorporados no vinho georgiano.

Visita a propriedade familiar de Tsinandali, do século XIX, e seu parque em estilo inglês. Almoço e degustação de vinhos em uma vinícola local.

À tarde, continuação a Signagi – uma cidade real cercada por muralhas defensivas com 23 torres. A cidade era habitada principalmente por comerciantes e artesãos. Tinha muitos portões através dos quais numerosos viajantes da Rota da Seda da Ásia e da Europa passavam pelo caminho.

Desfrute de vistas deslumbrantes da área de Kizikhi e do charme incomum de Signagi Royal Town. Passeie pelas ruas estreitas da cidade à sombra de varandas de madeira ricamente decoradas com rendas de ornamentos esculpidos. Antes de voltar à Tbilisi, visita o Complexo do Convento de Bodbe.

9º Dia –Tbilisi / Mtskheta / Kazbegi (Gudauri)

Hoje vamos visitar uma das cidades mais antigas da Geórgia, Mtskheta, povoada desde o segundo milênio aC.

Hoje Mtskheta é um Patrimônio Mundial da UNESCO e é um museu vivo, com muitos monumentos arquitetônicos e históricos.

Veremos a Igreja Jvari, a Catedral Svetitskhovel, onde acredita-se que está o manto de Cristo.

Visita a um estúdio de artesanato para participar de uma oficina de feltro enquanto aprecia de um chá de ervas e geleia caseira e frutas cristalizadas.
Em minivans apropriadas, subiremos a colina Gerghety para visitar A Igreja da Santa Trindade maravilhosamente localizada em uma sombra do Monte Kazbek – um vulcão inativo, subindo para a altura de 5.047 m acima do nível do mar.

Hospedagem em regime de meia pensão. Jantar no hotel.

10º Dia – Guauri/ Gori/ Uplistskhe/ Tbilise

Pela manhã, retorno a Tbilisi através da província de Kartli, localizada no coração do país e conhecida por sua agricultura e ricos monumentos arquitetônicos.

Veremos o complexo arquitetônico de Ananuri, projeto arquitetônico característico do final do período medieval inclui uma fortaleza, duas igrejas, uma antiga torre de vigia, prisões e edifícios cívicos. Localizado na famosa Estrada Militar da Geórgia.

No percurso, também consta uma parada em Gori, local de nascimento de Joseph Stalin para a visita ao Museu de Stalin e finalizamos as atividades do dia à “cidade caverna” em Uplistsikhe. Situada no cruzamento de importantes rotas comerciais. Esta impressionante cidade abrange um complexo de cavernas, teatros, templos e túneis secretos, todos esculpidos em pedra. Almoço em restaurante local. Chegada a Tbilisi e acomodação.

11º Dia – Tbilisi/ Baku

Manhã livre. A tarde saída para conhecer a Catedral da Santíssima Trindade, uma das maiores catedrais ortodoxas, o Museu etnográfico a céu aberto e o ‘mercado de pulgas’. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque em voo regular com destino à Baku. Chegada, recepção e traslado ao hotel.

12º Dia – BAKU

Café da manhã e saída para explorar a cidade. Inciando a partir da Pista de Mártires – um parque memorial localizado em uma das colinas mais altas da cidade, de onde é possível apreciar uma belíssima vista de Baku.

Em seguida, passeio a pé pela cidade velha, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2000, passando pela fortaleza Icheri Sheher, o incrível Palácio dos Shirvanshahs e a Torre da Donzela. Continuação ao distrito de Surakhani, onde está localizado o Templo religioso dos adoradores do fogo.

13º Dia – Baku/ Ateshgah/ Yanar Dag/ Baku

Hoje visitaremos o antigo templo de Ateshgah, listado Patrimônio da Mundial pela UNESCO, e Yanar Dag, conhecida como “a montanha ardente” ou “a montanha da chama eterna”, devido ao fato de permanecer constantemente em chamas independente das condições climáticas. Ao término do passeio, retorno a Baku e visita ao Centro Heydar Aliyv Center, assinado pela arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid.

14º Dia – Baku/ Paris / São Paulo

Em horário pré-determinado, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Paris. Chegada, recepção e transporte com guia à disposição em Paris por 8 horas. Em horário indicado, retorno ao aeroporto e apresentação para reembarque com destino ao São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *