Maria Rita Caminhos Culturais
Maria Rita Caminhos Culturais
Viagens
Reflexões Turísticas
Conecte-se

Registros

Outubro de 23 – Croácia

digite

01º Dia – PORTO ALEGRE / ZAGREB

Apresentação no Aeroporto Internacional de Porto Alegre para embarque com destino a Zagreb (voo com conexão).

02º Dia – ZAGREB

Chegada, recepção e traslado privativo ao hotel. Hospedagem no hotel, em regime de café da manhã. Restante do dia livre para descanso.

03º Dia – ZAGREB

Café da manhã no hotel. Pela manhã visitaremos Zagreb, capital da República da Croácia. Cresceu a partir de 2 cidades gêmeas, Gradec do século XIII e Kaptol medieval. Passeio pela parte histórica da cidade onde poderá encontrar: a igreja de São Marcos com o seu telhado multicolorido, a catedral, a igreja barroca de Santa Catarina, o Parlamento e o Palácio do Governo. Tarde livre. Alojamento no hotel.

04º Dia – ZAGREB – LJUBLJANA – ZAGREB

Após o café da manhã, saída para visita de dia inteiro à Ljubljana. Hoje capital da Eslovênia, Ljubljana foi governada pelos Habsburgos por vários séculos. A arquitetura elaborada e as colinas fortificadas refletem essa influência. Caminhada ao longo das margens do Rio Ljubljanica que atravessa o centro da cidade onde se encontram a Galeria Nacional, museus, monumentos e uma infinidade de lojas e galerias. Visita da Praça das Três Pontes, conhecida nascente do Rio Carniola, e da prefeitura barroca. Caminhada pelo Bairro Barroco e pelas ruínas romanas. Tempo livre e regresso a Zagreb.

05º Dia – ZAGREB – PLITVICE – SPLIT

Após o café da manhã, saída com destino a Split, uma das maiores cidades da Croácia. No percurso, parada para visita aos Lagos Plitvice, o Parque Nacional mais belo do país, listado pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural. Suas belíssimas cachoeiras e lagos de cores intensas que variam entre azul e verde, cercados por uma exuberante floresta povoada por diversos animais, como ursos, lobos e espécies raras de aves, formam uma paisagem incomparável. O passeio pelo parque será realizado através de uma estruturada rede de passarelas de madeira, permitindo desfrutar das melhores vistas desta obra única da natureza. Ao término do passeio, continuação da viagem até Split. Hospedagem no hotel, em regime de café da manhã.

06º Dia – SPLIT – TROGIR – SPLIT

Café da manhã no hotel e saída para visita de Split e Trogir. Esta cidade única de 1700 anos apresenta um monumento vivo, o Palácio de Diocleciano, incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma caminhada já revela as camadas da história em cada etapa e em cada ponto de referência. A majestosa praça de Peristil ergue-se acima das misteriosas subestruturas do Palácio; belos palácios venezianos circundam praças animadas, enquanto o colorido mercado verde e um relaxante passeio à beira-mar criam uma aconchegante sala de estar para os habitantes locais. Em seguida, continuação para a histórica Trogir, situada dentro de muralhas medievais. A cidade antiga possui edifícios românicos e renascentistas bem preservados, que lhe valeram o status de Patrimônio Mundial da UNESCO. Passeio pelo labirinto de ruas de paralelepípedos até o adorável calçadão à beira-mar. Retorno para Split.

07º Dia – SPLIT – MEDJUGOJE – MOSTAR

Após o café da manhã, saída para visita de Medjugorje. Desde 1981, na cidade de Medjugorje, a Virgem Maria aparece aos videntes que transmitem suas mensagens de paz ao mundo. Continuação para Mostar. Na época dos turcos, Mostar se desenvolveu nas margens do Neretva como um importante ponto comercial na estrada das caravanas. Visita à cidade velha que está incluída na lista do patrimônio cultural da UNESCO com a famosa ponte velha e o antigo bazar.

Hospedagem no hotel, em regime de café da manhã.

08º Dia – MOSTAR – DUBROVNIK

Café da manhã no hotel. Saída ao longo da costa do Adriático para Dubrovnik, a cidade chamada “A Pérola do Adriático”. Na chegada, faremos um passeio a pé guiado pela cidade, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, onde veremos as peças mais importantes da arte medieval: a fonte de Onofrio, os mosteiros franciscanos e a catedral. Hospedagem no hotel, em regime de café da manhã.

09º Dia –  DUBROVNIK – MONTENEGRO – DUBROVNIK

Café da manhã no hotel. Cercada por altas montanhas, a Baía de Boka Kotorska, em forma de fiorde, é uma das mais belas paisagens do Mediterrâneo. Caminhe ao longo da baía por Risno e Perast, de onde vêm muitos capitães e marinheiros. Passeio de barco à ilha artificial de Nossa Senhora das Rochas (Gospe od Škrpjela). De volta para casa, os marinheiros costumavam jogar pedras na baía, criando assim uma pequena ilha, que também tem uma igreja dedicada à Nossa Senhora das Rochas. Continuação até Kotor, localizada dentro da baía, que é um porto protegido da famosa marina de Boka Kotorska. Visita Kotor, cercada por muralhas e fortalezas e a magnífica Catedral românica de Saint Trifun, incluída na lista do patrimônio cultural da UNESCO. Tempo livre e retorno a Dubrovnik.

10º Dia – DUBROVNIK – KORCULA – DUBROVNIK

Café da manhã no hotel. Pela manhã, partida para Korčula, onde nasceu Marco Polo, o conhecido viajante e escritor de viagens. Parada em Ston, cidade conhecida pelas excelentes ostras e mexilhões e pelas salinas onde ainda se produz o sal de forma tradicional. Caminhada até Orebić e passeio de balsa até Korčula. Localizada em uma pequena península, cercada por muralhas e torres, Korčula é uma das mais belas cidades medievais da costa do Adriático. No século III aC, os gregos se estabeleceram na ilha e deram a ela o nome de Korkyra Melanina (Crna Korčula em croata) porque era coberta por uma densa floresta de pinheiros. Visita à cidade de Korčula, passeio pelas suas curiosas ruas e praças com palácios renascentistas, o pórtico da cidade e a magnífica Catedral de São Marcos, padroeiro da cidade. No caminho de volta, caminhe pela península de Pelješac, onde você visitará uma vinícola local e degustará os vinhos mais conhecidos.

11º Dia – DUBROVNIK / PORTO ALEGRE

Em horário a ser informado, traslado privativo ao aeroporto para embarque com destino à Porto Alegre (voo com conexão).

12º Dia – PORTO ALEGRE

Chegada e desembarque.

Fim de nossos serviços.

Museu do Pão – Ilópolis – RS

Ir ao Vale do Taquari, na serra gaúcha, é fazer um passeio belíssimo.
A estrada que nos leva até lá, partindo de Porto Alegre, nos presenteia com vales e montanhas, rios, cachoeiras e lagos, matas de araucária e a arquitetura dos imigrantes .

É nesta região que está se desenvolvendo o projeto “Caminho dos Moinhos”.  Este projeto busca recuperar os moinhos coloniais da região,
tão importantes na época da migração, e que estão precisando de restauro.

O Moinho de Colognese, em Ilópolis, foi o primeiro a ser restaurado do Projeto Caminho dos Moinhos. A este moinho foram anexados o Museu do Pão e a oficina de panificação. A peça principal deste museu é o próprio moinho.

O arquiteto responsável pelo projeto, Marcelo Ferraz, diz que o diferencial arquitetônico do complexo fica por conta da harmonia do velho com o novo. Enquanto o moinho é um prédio antigo, o museu e a escola são construções contemporâneas… 

Neste pequeno conjunto, tudo é museu e museografia, incluindo aí a  arquitetura, o jardim, os objetos e seus significados.
A coleção de pedras mó – granito e basalto de várias cores e durezas, destinadas a diferentes tipos de moagem de milho e trigo, estão no jardim.

Roteiro

08h00 – saída
10h30 – chegada á Ilópolis
11h00 – Oficina de panificação –faremos pão junto com uma monitora
13h00 – almoço em um restaurante típico italiano
14h30 – visita a ervateira – Ilópolis é um centro de erva mate e     visitaremos uma empresa e acompanharemos o processo.
15h30 – visita ao Museu do Pão e assistir o filme sobre os moinhos e colonização italiana.
16h30 – café da tarde na bodega do Moinho Colognese
18h00 – retorno a Porto Alegre

Ilhéus

Litoral em Ilhéus

Litoral em Ilhéus

 Bar Vesúvio

Bataclan

Che Guevara

Em Cuba há vários monumentos em homenagem à Che Guevara.

Londres: Mudança da Guarda

A mudança da guarda, a cerimônia mais famosa que atrai muitos turistas, acontece no Palácio de Buckingham.
 

Londres: Big Eye

London Eye, também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio), é uma roda-gigante de observação. Situada na cidade de Londres, da Inglaterra, foi inaugurada na passagem entre o dia 31 de dezembro de 1999 e 1 de janeiro de 2000 e é um dos pontos turísticos mais disputados da cidade. 

Oxford

 

Marcadores