Norte da Argentina: Tucuman, Cafayate, Salta

1º Dia – Porto Alegre / Buenos Aires / Tucuman
Apresentação no Aeroporto Internacional de Porto Alegre para embarque com destino a Buenos Aires. Chegada e apresentação para reembarque com destino a Tucuman. Chegada, recepção e traslado ao hotel. Hospedagem.

2º Dia – Tucuman
Pela manhã, saída para visita à cidade de San Miguel de Tucuman, capital e coração da província de Tucuman conhecida popularmente com o jardim da República. É a porta de entrada ao ‘noroeste argentino’ e que resguarda intacto um valioso patrimônio histórico, arquitetônico e artístico. A Praça Independência, coroada pela estátua da Liberdade é o epicentro da vida urbana atual.

Em suas redondezas se distinguem as fachadas dos ecléticos edifícios históricos: a Casa de Governo, Templo San Francisco, Igreja Catedral, Calle San Martín al 400, Igreja la Merced e Museu Casa Histórica de Tucumán. Visitamos o Parque 9 de Julho e o Museu da Industria Açucareira, Casa Bispo Colombres. Envolvendo a Praça Urquiza: a Legislatura, o Casino, o Teatro São Martin, e o Colégio Nacional. Visita a Erva Boa, a Cidade Jardim, área residencial e arborizada
Retorno ao hotel e restante do dia livre.

3º Dia – Tucuman // Tafí Del Valle // Cafayate 
A estrada 307 marca a subida aos vales. O caminho adentra-se na Quebrada do rio Os Sosa, parte da Reserva Natural do mesmo nome. Continuando avistaremos o monumento ¨O Indio¨.
Mais acima, chegamos a El Mollar para visitar Os Menhires. Logo depois seguimos para a charmosa Tafí del Valle. A RP 307 sobe aos Vales Calchaquies em pronunciado ziguezague até o Abra do Infernilho, a 3.042m acima do nível do mar.
Em Amaicha do Vale visitaremos a praça e áreas circundantes. Assim que entramos na estrada 40, a Cidade Sagrada de Quilmes surge à esquerda. Na ladeira do morro observam-se as reconstruções da área residencial, coroadas por uma fortaleza localizada no topo e dois pequenos fortes em ambos os lados. Percorremos a pé o último bastião da resistência aborígene diante do domínio espanhol.
A legendária RN 40 perde-se rumo ao Norte, não sem antes passar por Colalao del Valle. Cafayate, terra do sol e o bom vinho, nos recebe com cultivos de uva e espaldeiras. Chegada ao hotel. Hospedagem em regime de café da manhã.

4º Dia – Cafayate – Quebrada de Las Conchas
Saímos de Cafayate até a majestosa Quebrada de las Conchas, onde as curiosas formações causadas pela erosão do vento e água é a principal atração. Poderemos apreciar paisagens de cores variadas e formas entre as quais se destacam a Garganta do Diabo e o anfiteatro de rochas sedimentárias avermelhadas. No passados essas formações eram cascatas de água doce e os fluxos concentrados foram corroendo a rocha.
Almoço na Bodega El Porvenir. Jantar no Hotel Cafayate Wine Resort.

5º Dia – Cafayate // Cachi
Pela manhã bem cedo, saída com destino a Cachi, passaremos pelos povoados de Animaná e San Carlos, em seguida atravessaremos a Quebrada de las Fechas para admirar uma paisagem única. Continuamos o trajeto, onde a paisagem montanhosa se mescla com povoados encantadores que margeiam o rio Calchaqui, tais como: Angastaco, Molinos e Seclantás.
Chegada em Cachi e hospedagem.

6º Dia – Cachi // Salta
Manhã livre.
À tarde atravessaremos o Parque Nacional Los Cardones pela Recta de Tin-tin, antigo caminho Inca. O ponto mais alto a 3.384 m acima do nível do mar alcança a Piedra del Molino. Ingressaremos a Costa del Obispo, caminho tortuoso que permite desfrutar de uma vista panorâmica do Vale encantado e de pequenas vivendas com cultivos de milho e frutas. Continuação para visita a Quebrada de San Lorenzo e prosseguimento a Salta. Hospedagem em regime de café da manhã.

7º Dia – Voltas pelas Alturas – Trem das Nuvens
Saída percorrendo paralelamente a via férrea do Trem das nuvens pela quebrada del Toro. Começando a subida até chegar a 4.080m.
Chegada em San Antônio de los Cobres para embarque no trem das nuvens. Tempo livre para almoço (não incluído).
Continuação para atravessar a rota 40 até chegar às Salinas Grandes, limite entre Salta e Jujuy. Iniciamos a descida pela Costa de Lipán onde geralmente é possível avistar condores. Chegada a Purmamarca e seu Cerro de Sete Cores.

Hospedagem .

8º Dia – Purmamarca / Tilcara/ Humahuaca/ Hornocal/ Purmamarca
Saída desde Purmamarca com destino a Tilcara onde visitaremos Pucara e seu museu Arqueológico. Saindo de Tilcara à tarde percorreremos 42km que nos separam de Humahuaca.
Almoço em restaurante local incluído.
Continuação pela rota provincial 73 que nos introduzirá aos vales de cultivo de coctaca.
Faremos uma breve parada para degustar o chá de coca regional e em seguida continuamos o passeio subindo até os 4.200 m de onde poderemos desfrutar de excelentes vistas do Cerro multicolorido de Hornocal. Poderemos também apreciar e entender a geografia de toda região da Quebrada de Humahuaca, uma atração única. Regresso ao hotel.

9º Dia – Purmamarca // Salta
Em horário apropriado saída com destino a Salta através da Costa de Lipan, para visitar Salinas Grandes. Chegada a Salta e hospedagem em regime de café da manhã.

10º Dia – Salta
Pela manhã conheceremos as atrações da cidade, tais como: a Plaza 9 de Julio e os edifícios históricos que a rodeiam: Igreja Catedral, Palácio Day, Cabildo e Igreja San Francisco.
O mercado de abasto é um ponto interessante para os amantes da arte culinária e o Museu de Alta Montanha (MAAM), para aqueles interessados em arqueologia.
Tempo livre para almoço (não incluído).
À tarde conheceremos a Catedral Basílica de 1855 onde se encontra os restos mortais do General Güemes, Centro Cultural das Américas, Museu histórico do Norte (Cabildo) que exibe a arte sacra e salas dedicadas a antigas famílias saltenhas, Basílica menos de San Francisco, Convento San Bernardi da ordem das Carmelitas, monumento a Güemes.
Subida ao Cerro San Bernardo e vista panorâmica da cidade. Visitaremos também o Mercado artesanal onde são expostos o artesanato com certificação de origem de toda a província.
Regresso ao hotel.
À noite, saída para jantar numa Peña local.

11º Dia – Salta / *Buenos Aires / Porto Alegre
Pela manhã, em horário reconfirmado localmente, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Buenos Aires. Chegada e reapresentação para embarque com destino a Porto Alegre. Chegada ao aeroporto de Porto Alegre. Desembarque e Fim de nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *