Maria Rita Webster
Perfil


 
 
Capa >> Consultoria >> Perfil

Maria Rita Webster – Um Perfil

      Maria Rita, natural de Porto Alegre, RS, nasceu para tramar.Isto é, nasceu para aprender, aplicar, acumular e compartilhar tudo que recheie o ser humano para melhor: instrução, informação, conhecimento, cultura. Sensível, assimila o saber popular onde ele brota e as artes e ciências onde são cultivadas. Assim se transformou num globe-trotter à cata de ofícios. Hábil, transmite com maestria o que absorveu, deixando seu público absorvido com os assuntos que a apaixonam. Quem a ouve, duvida da data de nascimento – sua vivência parece muito anterior a 1949.

      Como pessoa, é guiada pelas noções essenciais da civilidade e segue os parâmetros mais sagrados da delicadeza no convívio.Como professora, acha que tem sempre a sorte de ter as melhores classes de alunos. Como pesquisadora, percorre o território nacional atrás da memória têxtil e de fontes inspiradoras para suas atividades. Como empresária, se transformou num dínamo, promovendo ações e eventos sem parar, cercada de professores com talentos inigualáveis. Quer dizer, só desse modo – sendo 3 marias ritas em 1 – consegue agir e interagir tanto com o universo têxtil, idealizar e realizar além da conta, crescer e evoluir para continuar a merecer a confiança dos outros e acreditar em si própria a cada dia.

      Na prática, essa multiplicidade funcional não pode ser resumida em um parágrafo, mas a gente tenta: Maria Rita é uma profissional do terceiro milênio. Cria e organiza eventos têxteis, como seminários, exposições e tours culturais, dá cursos, faz palestras, promove workshops, cria oportunidades artísticas e de negócios. E à frente da Maria Rita Oficina Têxtil, definiu o teor e a amplitude da atuação: além da capacitação em técnicas têxteis, a escola busca, pela participação, discutir, analisar, expor e resgatar questões têxteis vitais para o desenvolvimento da arte têxtil como ofício, arte aplicada ou expressão artística. Como autora, publicou Tear Pente-Liço: Técnicas e Possibilidades, já em segunda edição. Atualmente desenvolve o projeto Memória Têxtil - um centro de referência da arte têxtil, envolvendo produção têxtil erudita, o têxtil na cultura popular, as técnicas têxteis e a história da arte têxtil desenvolvida no Brasil. Este resgate da memória têxtil é o projeto internacional definitivo de Maria Rita. Que cada vez mais precisa menos de definição.
Fraga


<< voltar à página anterior

 
 
  Rua Pinheiro Machado, 148 cj. 102 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3227.4174 - E-mail: mariarita@mariarita.com.br